quarta-feira, 6 de julho de 2016

Inglês em 1 mês – É possível aprender alguma coisa?

Nossa sala de aula
Uma das coisas mais curiosas quando se fala em aprender um novo idioma é como que as opiniões divergem! Há os que afirmam que para aprender “só estando no país da língua mesmo”. Outros afirmam que “no mínimo 1 ano para aprender bem”. Tem também o time do “tô velho demais para aprender coisa nova”. Enfim, reflexões diferentes para o mesmo tema: aprendizado.

Na recepção da nossa escola
Tenho uma admiração profunda e respeito imenso para com os autodidatas! Gente, que inveja! Queria muito ser disciplinada e conseguir estudar certinho todo santo dia, mas essa rotina querendo ou não, é para poucos. Acredito que cada um pode encontrar uma metodologia que se adapte melhor ao seu perfil. Um bom exemplo que posso dar foi quando tentei estudar japonês pelo sistema do Kumon. Para muitos é uma ótima opção, para mim no entanto, foi chato e me desmotivei rápido.

A época que mais aprendi japonês, de maneira rápida e concisa foi quando ganhei minha bolsa de estudos em 2005 e estudei a língua por algumas semanas. Lá estávamos numa sala de aula com 5 alunos: uma brasileira, dois chineses, uma sul-coreana e eu. A aula era dinâmica, divertida, ágil! Consegui desenvolver em pouco tempo o que não consegui durante toda minha vida. E foi a mesma sensação que tive ao fazer o intercambio em Malta.
Nossas amigas de classe: da esquerda para direita Bianca (italiana), eu, Natasha (alemã) e a Silvia
As aulas era sempre divertidas, interessantes e com conteúdo realmente relevante! Para mim, este é o sistema no qual eu me adapto e aprendo melhor. Aula presencial.
E depois de algum tempo por lá, percebi uma evolução gigantesca, partindo do principio que eu não sabia nada! Nada mesmo! Na terceira semana já senti que dava para me comunicar, criar diálogos! Nos despimos dos medos e preconceitos. Como minha professora disse: no começo não importa se você fala errado, o importante é tentar se comunicar! Perder a vergonha!
E pode acreditar que pouco tempo de intercâmbio pode ser sim muito útil e agregar muita coisa na vida! Não só a língua em si, mas interagir com pessoas de outros lugares, conhecer outras culturas! Isso e riquíssimo!

Happy Hour com o pessoal da escola!
Nem todos podem largar tudo e ficar só estudando por 6 meses, 1 ano. Claro, com muito planejamento isso é possível sim, mas, algumas vezes temos que trabalhar com as possibilidades que temos em mãos e sei que boa parte das pessoas dispõem de pouco tempo e dinheiro, mas querem fazer algo produtivo.

A minha dica é: faça! Estude! Se você pode se afastar 1 mês que seja da sua rotina e mergulhar num outro idioma, não pense duas vezes, invista! Vale muito a pena! Se você tem filhos, acredite, proporcionar um intercâmbio é algo incrível e inestimável!

O ponto da questão é: tentar aproveitar o que temos em mãos e não esperar surgir o momento ultra, mega, super hiper ideal para fazer algo. Este momento tão perfeito pode não surgir pois a vida é cheia de imprevistos. Planeje-se sim mas não fique só na cabeça ou no papel. Coloque em ação! 

Beijos

Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!