quinta-feira, 21 de julho de 2016

Como planejar uma viagem econômica para Okinawa


Confesso a todos que nunca tive o grande sonho de conhecer Okinawa. Não por algum motivo em especial. Longe disso. Acredito que o valor alto da viagem acabou sempre sendo um obstáculo na hora da decisão. Querendo ou não, há algumas ilhas na área que possuem o valor igual ou superior à uma viagem para Bali, Malásia, Filipinas ou outra localidade no Sudeste Asiático. E nisso, a gente sempre acaba adiando, adiando…
Contudo, surgiu uma promoção excelente na passagem e resolvi pesquisar mais a fundo. E conseguimos fechar um preço verdadeiramente acessível para realizarmos uma pequena viagem à esse tão falado paraíso japonês. A idéia destes post é ajudar quem quer muito viajar mas está com o orçamento reduzido.
Conheço muitas pessoas que já me falaram que sonham em conhecer Okinawa mas não foram ainda por achar muito caro, não saber como planejar, não saber por onde começar, etc.
Então vamos lá! Espero que essas pequenas dicas possam te ajudar!

Por onde começo?

Antes de mais nada, defina quando você tem disponibilidade para fazer uma viagem. As datas possíveis são necessárias para você poder começar a sua pesquisa! Irei utilizar como exemplo o meu caso.
Assim que soube da promoção da companhia aérea, no mesmo instante verifiquei em quais datas eu estaria livre para poder viajar e estas datas teriam que estar dentro dos valores promocionais.
Mas para quem está começando do zero, às vezes nem tem acesso à avisos de quando tem promoção ou não das companhias aéreas de baixo custo. O que recomendo:

1-  Curta a Fan Page, assine a News Letter e siga as redes sociais das companhias aéreas. As promoções geralmente são divulgadas nas redes sociais, então não perca tempo!
2-     Aproveite e curta das Fan Page dos blogs de turismo e lazer do Japão também. Muitas vezes dicas são divulgadas também nestes meios de comunicação
3-     Coloque um alarme no Skyscanner para ser avisado de preços das passagens. É algo simples, fácil e muito prático! Basta inserir local, data e seu email que eles enviam quando surgir algo novo!

Algumas companhias aéreas de baixo custo que possuem vôo para Okinawa:

Assim que souber das datas que você poderá viajar, comece a analisar as opções. Tente ser o mais  flexível possível!  Recomendo olhar pelo Skyscanner pois você consegue ter uma visão bem clara, direta e simples das opções. Vamos olhar neste exemplo:
 
Exemplo de cotação para o mês de agosto: saída Osaka destino Naha em Okinawa
Aqui temos uma idéia dos valores para um mês inteiro! Fica fácil de visualizar a melhor opção de acordo com o seu perfil.
Após achar um bom valor, aguarde. Antes de mais nada recomendo que confira o sites das companhias aéreas em dois horários diferentes. De manhã e de noite. Se possível, de madrugada. Os valores da Jetstar por exemplo tem uma flutuação absurda dependendo do horário! A mesma passagem pode sair o dobro se olharmos às 20:00 e olharmos de novo às 05:00! Não sei à que se deve isso mas foi algo que constatei durante quase 2 semanas de pesquisa diária. Ou seja, analise os horários e veja se sofre algum tipo de mudança. (a Peach não apresentou alteração por exemplo)

Após analisar e decidir pela melhor data, verifique imediatamente o hotel ANTES de comprar a passagem. Mas por que isso? Bem, vamos supor que você tenha 2 finais de semanas disponíveis para viajar. A passagem está 5000 ienes num final de semana e no outro está 8000 ienes. Claro que a primeira reação é a de optar pela mais barata, contudo, vamos supor que o  hotel sai 10 mil ienes na data da passagem de 5 mil ienes e na data da passagem de 8 mil tem alguma promoção na qual a mesma hospedagem fica por 3 mil ienes!
Ou seja, você pagaria 15 mil ienes pela passagem e hospedagem no final de semana de passagem mais barata, mas 11 mil ienes no final de semana da passagem mais cara! Entenderam?
O ideal é analisar ambos juntos se possível!
Analisou bem as opções de hospedagem?
Não se prenda somente ao Booking e afins! Aproveite e confira também as opções pelo Airbnb! Nós já falamos do Airbnb neste post AQUI caso você queria saber mais a respeito!

Passagem e hospedagem alinhados, hora de comprar! Após adquirir estes dois itens fundamentais, ai fica bem mais tranquilo!
Mas não esqueça de colocar na sua conta o valor do estacionamento do aeroporto, gasolina e pedágio!
E sobre estacionamento! Em época de feriado nacional você pode correr o risco de ficar sem vaga para estacionar! A dica é: reserve com antecedência ou estacione em locais fora do aeroporto. 

Mas como que funciona estes lugares?

Basta fazer a reserva pela internet que eles pegam o seu carro no aeroporto e devolvem lá também! Pode ser uma opção mais barata e mais interessante! Não descarte antes de comparar os valores! 
Eu sempre deixo meu carro AQUI!

Passagem, hospedagem, estacionamento para carro (caso necessite) resolvidos, hora de fazer o roteiro da viagem. Há quem prefira ir livre e decidir na hora o que fazer. Particularmente isso funciona se você tem todo tempo do mundo livre e sem compromisso. Mas para quem só tem 1 final de semana por exemplo, planejamento é essencial e ajuda muito!

No caso de Okinawa, é interessante alugar um carro para poder circular livremente pela ilha. Faça a reserva com antecedência para não correr o risco de pagar mais caro em cima da hora.
Alguns sites para alugar carro:

Fizemos uma viagem bem econômica neste último feriado e posso garantir que é possível sim viajar sem um grande orçamento! Nosso exemplo:
Passagem: 9.000 ienes X 2 adultos = 18.000 ienes (ida e volta)
Hotel: 15.000 ienes (3 diárias com café da manhã incluído e localização no centro da cidade)
Aluguel de carro: 10.000 ienes (3 diárias)
Gasolina e pedágio= 6.000 ienes
Estacionamento no aeroporto= 4.500 ienes

Total para 2 adultos = 53.500 ienes

O que dá para economizar:
Fique em hostel (média de 2.000 ienes a diária por pessoa)
Passagem em dias de semana (cerca de 5.000 ienes mais em conta dependendo do dia)

Vá com mais amigos e divida o valor da gasolina, pedágio e estacionamento!
 

Tudo pronto? Agora é só escolher o que você quer ver e se divertir! Irei fazer posts com algumas sugestões de roteiros que testei nesta viagem!

Até mais!

Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!