sexta-feira, 18 de março de 2016

Quanto custa uma viagem do Japão para Portugal?




Falar de preços é algo sempre complicado pois cada um tem um parâmetro e um orçamento diferente para calcular gastos. 
Contudo, acredito que seja interessante abordarmos esta questão também para tentar desmistificar um pouco a historia de que viajar é para poucos pois é algo muito caro. 
Acredito também que o conceito de “caro” e “barato” depende de cada um; viajar para mim nunca é visto como despesa mas sim como investimento. Para muitos pode parecer absurdo gastar 200 mil ienes numa viagem; para outros pode parecer loucura gastar 200 mil em um carro; já para outros tantos loucura maior seria gastar esse dinheiro com eletrônicos. Enfim, cada um tem sua "régua interna", sabe o que vale a pena para si e o legal de tudo isso é a gente respeitar a diversidade e a aprender com ela também! 


Mas falando de gastos! Todo mundo falava que Portugal era um país super barato, que iríamos comer bem pagando pouco e tudo mais. Porém, vai ai a primeira contradição. Não achei barato não. Você gasta muito menos em lugares como Budapeste, Praga e ate mesmo Viena! Em Viena gastamos bem menos do que em Lisboa, acreditem ou não.  Portugal para mim, não é barato, é “ok”. 
Quando fizemos nossa viagem pelo leste europeu gastamos pelo menos 30% menos do que em Portugal! 


Em Portugal, fomos nos mercados, comemos em boteco, comemos em restaurante bom também. Comemos comida de rua. Enfim, provamos de tudo e posso dizer que sobre valores, o lugar está na média mesmo! Amsterdã e Roma são lugares muito mais caros na minha opinião. 
Vamos tentar calcular:

O roteiro de Portugal começou dia 30/12/2016 e saímos de lá no dia 4/01/2016. Sim, é muuuuuito pouco tempo, mas é o que podemos fazer já que aqui no Japão nem sempre é possível pegar muitos dias de folga no nosso trabalho. Eu acredito que para conhecer bem o pais, de ponta a ponta, no mínimo 2 semanas. No mínimo, rs! Mas era o que tinha naquele momento e aproveitamos!
Nosso roteiro ficou divido entre:
30/12 , 31/12 e 01/01 em Lisboa
02/01 em Sintra
03/01, 04/01 no Porto (poderíamos ter ficado dia 4 inteiro no Porto, mas saímos cedo para seguir nosso cronograma)

Calculando uma média de valores para 1 pessoa que vai dividir o quarto com um amigo por exemplo (valores em ienes):

1-     Passagem aérea ida e volta:  87.000
2-   3 diárias em um hotel 4 estrelas no centro de Lisboa com café da manha incluso: 12.000 por pessoa
3-  1 diária de locação de carro automático  + combustível + pedágio + taxa de devolução em aeroporto diferente: 15.000
4-     2 diárias em um hotel 3 estrelas no centro do Porto sem café da manha: 6.000 por pessoa
5-     Para transporte, comida, atrações, dinheiro reserva, seguro viagem : 50.000

Temos aqui o valor total de 170.000 ienes para uma pessoa viajar tranquilo para Portugal e dividir um quarto com um amigo.
Da para economizar MUITO escolhendo hostel ao invés de hotel e comendo só coisa de supermercado. Fora isso, se estiver só em duas pessoas compensa pegar o trem para ir ate o Porto talvez. Nós estávamos em 4, então o carro saia mais barato no nosso caso.
É possível fazer essa viagem com uns 150.000 ienes ou menos com certeza! Cama em hostel com quarto compartilhado é super barato e comida sempre dá para dar um jeitinho né?!
Basta escolher que tipo de viagem que você sonha em fazer e direcionar o planejamento para isso! 


Um beijo,

Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!