quarta-feira, 23 de março de 2016

Quanto custa fazer um intercâmbio?


Quando soube que minha amiga Lika iria fazer um intercâmbio em Londres por 3 meses lembro que pensei na hora: "Nossa, quanto será que custa um intercâmbio?"
Não tinha idéia de valores nem sabia por onde começar a pesquisar! Hoje vejo que se tivesse me empenhado mais com certeza teria ido junto nessa aventura e quem sabe, morando na Austrália como ela! rs! 
Às vezes colocamos barreiras, obstáculos em sonhos que queremos atingir simplesmente por medo; sair da nossa zona de conforto nem sempre é fácil, por mais que o objetivo em si seja compensador, sempre temos aquele pé atrás, aquela interrogação e a voz dizendo na nossa cabeça: "E se não der certo? Será que vale a pena mesmo?"
O nosso pior inimigo, quem sempre consegue nos bloquear e muitas vezes nos prender em situações que não desejamos está bem diante do espelho. Enfrentar a nós mesmos, diariamente, é uma tarefa árdua, mas não podemos permitir que os nossos sonhos sejam deixados de lado por nossas fraquezas, medos e incertezas. Chegar aos 50, 60 anos com aquela dor do arrependimento. E a terrível questão: "E se eu tivesse tentado? E se eu tivesse feito?". 

Muitas pessoas desistem antes mesmo de cogitarem a possibilidade de fazer um intercâmbio por achar muito caro, algo impossível, só para poucos. Confesso que muitas vezes cheguei a pensar isso também mas hoje vejo que não é verdade! Óbvio que não é barato! Mas com muito planejamento, dedicação, foco e força de vontade é possível sim! Basta alinhar sua rotina e seus gastos com o seu objetivo. Isso inclui abrir mão de muitas coisas sim, mas é um sacrifício válido por uma causa bem maior.

Meus amigos turcos do intercâmbio
No post de hoje quero falar um pouco sobre valores. Afinal, esse tópico é indispensável em qualquer planejamento não é verdade?
Vou listar aqui mais ou menos uma média de gastos para 1 pessoa para ficar 1 mês estudando em Malta (valores em ienes):

1-     Passagem aérea: paguei 86.890 ida e volta (a mais barata que achamos foi pela Turkish Airlines)
2-  Aluguel do apartamento: 73.000 (você encontra preços muito mais baratos, inclusive se quiser dividir o quarto com mais pessoas ou ficar em hostel, este valor cai pelo menos uns 30%. Pagar por este apartamento foi uma opção nossa mas haviam outras opções mais em conta)
3-     Curso de inglês: 115.000 (este valor é para o curso intensivo de 4 semanas, das 9:00 as 15:30)
4-     Seguro Viagem: 16.170

Os gastos básicos são mais ou menos 291.060 ienes. 
Colocamos ai cerca de 100 euros por semana para alimentação e transporte, o que da cerca de 400 euros para um mês, ou,  50.000
Soma-se ai uma reserva de 200 euros para passeios ou uma emergência, ou seja, mais 25.000
Totalizamos ai 366 mil ienes (cerca de R$12.000,00) para passar 1 mês estudando bem tranquilo, sem  maiores preocupações.
Como disse antes, acredito que seja possível economizar muito mais tanto na acomodação quanto na escolha da escola. Esse valor é somente uma estimativa bem básica mas já dá para ter uma noção de um valor para começar a pensar caso seu sonho seja estudar inglês em outro país! 

Se vale a pena?
Só posso dizer que foi a melhor época da minha vida! 

Minha classe

Logo mais sai um post sobre nossa escola! :)

Um beijo,

Amanda

5 comentários:

  1. Meninas, parabéns pela vontade de dividir o esforço e vitória com outras pessoas! Admiro esse trabalho de vcs, essa camaradagem de repassar tudo com qualidade e sem rodeios! Desejo sucesso na jornada e que a gente continue se sentindo inspirado a correr atrás!

    ResponderExcluir
  2. Meninas acabei de conhecer o blog de vcs e achei super bacana vcs dividirem essa experiencia com nós. Muito sucesso pra vcs e continuem a dividir com a gente, agora tenho outros objetivos, mas um intercâmbio um dia tem que rolar e nunca nem tinha pensado em malta, mas vendo o post de vcs comecei a considerar.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. Tudo muito bem detalhado e ao mesmo tempo simplificado.Informacoes e valores que nos dão uma boa noção.Adorei!!!

    ResponderExcluir
  4. Amanda ou Silvia, seus posts me ajudaram e incentivaram a fazer um intercambio n Inlingua em Malta, de 6 semanas, tenho nível básico, preciso de fluência, e tenho somente este tempo para o intercambio. Depois vou dar uma volta a passeio pela Europa.
    Minha dúvida seria qual módulo fazer? (General 30, Business 20 ou CIP Business 20), que módulo fizeram e qual me indicam?
    Com 1 mês vcs voltaram fluentes?
    Grato
    Wallace

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!