sábado, 19 de março de 2016

Como é voar por uma companhia aérea de baixo custo (low cost)




Durante nossa última viagem tivemos algumas experiências com as conhecidas empresas de “baixo custo” e quero contar aqui um pouco da impressão que tive de cada uma.
Para quem ainda não conhece, uma companhia aérea de baixo custo (ou low cost em inglês) é uma companhia aérea que oferece baixas tarifas eliminando custos derivados de serviços tradicionais oferecidos aos passageiros, baseando-se na simplicidade do serviço sem distinção de classes.
Na Ásia a mais famosa certamente é a Air Asia que já utilizamos várias vezes.  Aqui no Japão usamos a Peach e gostamos muito. E nesta última viagem embarcamos em 3 companhias aéreas distintas: a mais conhecida Ryanair, a Vueling e a Air Lingus. Usamos a Air Malta também mas acredito que ela não entra bem no padrão low coast apesar de ter valores muito bons, semelhantes aos da Ryanair por exemplo. Mas vou falar brevemente de cada uma delas caso seu destino seja Europa!



Ryanair

Esta daqui é a mais manjada por todos os viajantes. A empresa irlandesa lidera a opção de muitos quando o assunto é viajar barato. E confesso que dei muita risada durante nossa experiência.
Voamos do Porto em Portugal para Barcelona na Espanha. Comprei a passagem pela internet, tudo muito simples e fácil de fazer. O check in também, fiz tudo pela internet, sem maiores problemas.
Pela Ryanair você tem que pagar uma taxa se quiser despachar bagagem. E não é barato não. Nós tínhamos  cada um uma mala e tivemos que despachar pois todas passavam dos 10kg permitidos para levar na cabine.
A minha mala estava passando algumas graminhas dos 20kg, quaaaase chegou nos 21 (ou até passou não me recordo bem) e eu fiquei bem apreensiva na hora de despachar no balcão (o limite que comprei é 20kg). Mas foi tudo muito tranquilo, rápido e eficiente.
Pegamos uma chuva tremenda na cabeça para embarcar no avião, mas não vou culpar a Ryanair pois acredito que o problema seja a infraestrutura do aeroporto do Porto. Nós optamos também por escolher o assento então já sabíamos onde iríamos sentar logo de cara. Ficamos bem na frente e a chuva entrava quase que dentro do avião! Foi muito engraçado pois parecia que estávamos pegando um ônibus em São Paulo, hahahahahaha! Sem glamour algum, rs! Poltrona desconfortável, fico pensando como que uma pessoa com mais de 1.80 ou mais de 100 kg conseguiria viajar... mas pensando no valor, a gente tem que fazer uns sacrfícios né! Rs
O avião decolou e tudo bem normal! Até que os comissários começam a anunciar que estavam vendendo bingo e raspadinha! Hahahahahaha! Nunca tinha visto raspadinha sendo vendida em avião, que comédia! Foi uma viagem bem curta mas me diverti pelo menos! Contudo tenha em mente que você paga pelo o que você tem! É desconfortável sim, mas nada que não seja possível aguentar! Rsrsrs


Vueling

Nossa segunda experiência foi com a Vueling e essa companhia eu amei! Tudo foi muito bom! Voamos de Barcelona para Malta e foi uma viagem muito agradável. Começando com o check in, tudo tão fácil que dá para fazer ate de olho fechado! Sem complicação, eu já tinha impresso nosso cartão de embarque então foi só despachar as malas e embarcar. A aeronave não tem nem comparação com a da Ryanair. Muito mais confortável, poltrona grande, espaço (e o preço não difere muito com o da Ryanair dependendo do trecho é até mais barato).
A tripulação extremamente gentil e prestativa! Nos serviram até água, o que não acontece geralmente nestas companhias de baixo custo! Sensacional! Meu voo preferido!



Air Lingus

Voamos de Munique para Dublin de Air Lingus e confesso que não gostei, mas talvez seja por causa do mal atendimento. Já tinha feito o check in on line, tudo certo, assim como nas outras companhias aéreas.
Chegando no balcão para despachar a bagagem, a atendente com um mal humor incrível, perguntou:
-“Cade seu visto?”
E eu disse que nós brasileiros não precisamos de visto para a Irlanda caso a estadia seja inferior a 90 dias. 
Ela fechou a cara, mandou a gente encostar e disse que ia ver "como ficava nossa situação". Mas tudo de maneira bem grossa. Aguardamos na lateral e ela começou a atender outras pessoas. Até que surgiu um telefonema e ela devolveu nossos passaportes tipo quase que jogando sabe?! Nossa detestei!
A aeronave em si é igual a Ryanair. Pequena, desconfortável, feita para pessoas de 1.60 e 50 kg. Rsrsrs! Mas nada que não desse para aguentar! O conforto é o de menos na minha opinião pois sei pelo o que estou pagando. O caso é que fui muito mal atendida e isso sim tira pontos!


Destas 3 companhias, como vocês já podem prever, a que mais recomendo é a Vueling! Muito boa mesmo e possui preços excelentes! Foi a melhor Low Coast que já usei ate hoje! 

Ainda quero fazer um post sobre a Air Asia! :)

Um beijo,

Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!