sábado, 16 de janeiro de 2016

Transporte público em Malta

No ferry para Valletta
Malta dispõe de uma ampla linha de ônibus (mais de 80 rotas) já que aqui não temos metrô, muito menos trem. As opções de transporte basicamente são ônibus, ferry ou táxi. Dirigir pelas ruas maltesas deve ser um  grande desafio pois pelo pouco que percebemos os motoristas não são tão gentis como no Japão. Lembra muito a loucura de grandes capitais, claro de forma bem reduzida, mas com a mesma atmosfera frenética.
Nós pesquisamos um pouco nos blogs e afins, mas sendo bem sincera, para entender mesmo só estando aqui e vendo de perto!
O que mais nos ajuda é a internet, rs! Vamos para diversos lugares usando o Google Maps e sempre dá certo. As linhas são diversas e é bem complicado entender no começo!

A tarifa do ônibus muda de acordo com a estação. No verão é mais caro, 2 euros. Já no inverno pagamos 1,50 euros. Você pode comprar a passagem nas máquinas que ficam próximas às paradas de ônibus ou com o motorista mesmo. Mas sempre tenha trocado em mãos.
Ao pagar para o motorista, ele emitirá um ticket. Guarde pois você pode usar este ticket em outros ônibus dentro de um período de 2 horas.

Malta é extremamente pequena então você consegue ir a qualquer lugar da ilha de ônibus mesmo!

Uma típica rua maltesa
A única experiência que tivemos com táxi foi na saída do aeroporto. Estávamos com nossas malas e muito cansadas para procurar o ônibus, então optamos pelo táxi. Nos blogs que li e no meu guia mesmo falava que era necessário negociar com o taxista antes de fechar a corrida. Na realidade foi bem mais simples. Na saída do aeroporto tem um balcão com os preços tabelados por distância. Basta você escolher seu destino e pagar neste balcão. Um motorista vem prontamente te buscar no mesmo instante.
Pagamos cerca de 20 euros o trajeto do aeroporto até Sliema, onde estamos morando. São poucos quilômetros mas o trânsito é intenso,  sendo assim, levamos cerca de 20, 30 minutos para chegar no nosso apartamento.

Outra experiência que tivemos foi com o ferry. Aqui usa-se muito o ferry para deslocar de um lugar para outro, em especial de Sliema (onde estamos) até Valletta ( a capital de Malta). Pagamos muito barato, 1,50 euros o trajeto, que é super rápido por sinal, não mais que 15 minutos.

Pegando o ferry para Valletta
Resumindo, o transporte aqui em Malta é simples mas não é, rs. Existem dezenas de linhas de ônibus então a dica que posso deixar é use o Google Maps para saber qual ônibus pegar exatamente e atente-se nas paradas pois nelas você irá encontrar uma placa com os números de todos os ônibus que param naquele lugar!
Abaixo nosso pequeno vídeo sobre o ônibus aqui em Malta!


Até mais!

Amanda



Um comentário:

  1. Nossa muito legal todas essas viagens!
    Se não for muito invaziva, gostaria de saber como vocês fazer pra juntar dinheiro e fazer todas essas viagens. Sou sozinha e gostaria de começar a fazer o mesmo!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!