domingo, 24 de agosto de 2014

Quer viajar? 10 perguntas para ajudar a realizar seu sonho!


As perguntas mais frequentes!

Voltamos! rs!
A pior parte de uma viagem (se é que possa existir tal coisa,rs) é sem sombra de dúvidas o retorno!
Após uma semana de férias na Grécia volto com o coração partido por ter que deixar aquele lugar tão maravilhoso! Com certeza essa viagem irá render muitos posts por aqui!  Inclusive começando com este!
Depois que retornei, conversei muito com pessoas que tinham algumas dúvidas sobre como proceder para fazer a primeira viagem. Engraçado que observei um interesse muito maior pela Grécia do que pela a Austrália ou Itália. Senti que muitos consideram ainda um lugar inatingível, coisa que acabamos por desmitificar  através desta viagem. Nenhum lugar é impossível de se ir, basta muito planejamento, dedicação e acima de tudo, força de vontade.  Em uma das conversas descobri que a Grécia é o destino dos sonhos de uma amiga querida e ela questionou vários pontos já que ainda não fez nenhuma viagem  para fora do Japão. Resolvemos reunir as dúvidas dela e postar aqui para quem sabe poder ajudar mais alguém que também anseia fazer sua tão sonhada primeira viagem! Vamos lá?

1- Qual o primeiro passo importante que uma pessoa que deseja viajar para fora do pais precisa tomar?
Antes de mais nada, decidir para onde quer ir. Acho fundamental pelo menos você ter em mente o seu destino. Ou pelo menos saber o que você busca nesta viagem. Muitas vezes você pode não saber para onde quer ir exatamente mas sabe o que gosta e o que não gosta. Isso já é um bom começo. Por exemplo, se minha paixão é por praias, irei investir meu tempo pesquisando locais que tenham um litoral bonito e não em grandes centros urbanos. Após definir o que te atrai, o que realmente faz seu coração bater, aí é só fazer um jogo simples: quanto dinheiro eu tenho X quantos dias irei poderei ficar no lugar. A partir deste ponto, muita pesquisa e dedicação.
Agora para quem já tem o destino bem definido é bem mais simples. Basta começar a colocar no papel seu orçamento, datas e o principal, averiguar sua documentação. Seu passaporte precisa ter pelo menos 6 meses de validade e o principal, cheque se o seu destino não exige visto, vacina, etc. Isso é primordial!

Então os passos são:
1) Escolher o destino
2) Verificar a validade do seu passaporte
3) Checar a necessidade ou não de visto e vacina para o local escolhido

E não podemos esquecer que é super importante certificar-se de fazer um seguro viagem!  Quer saber mais a respeito? Clica AQUI e confere o post da Fernanda no Viagens Across The World!
A Jaque fez um post ótimo sobre Visto também! AQUI!


2- É necessário fazer umas aulinhas do idioma do país desejado antes de fazer a viagem?
Depende muito do lugar, mas pessoalmente, acho que todos devemos nos esforçar para pelo menos saber o básico da língua do local do país que pretende visitar. O que mais me revolta aqui no Japão é brasileiro achar que o japonês tem a obrigação de saber português! Um absurdo total! Já vi gente em mercado xingando a atendente em português por ela não entender nosso idioma!  Isso sobe meu sangue! Você não entender o idioma do país que está é uma coisa, agora achar que um local tem o dever de falar o seu idioma, aí já é demais! Pronto falei! rs
Pelo menos o básico é bom anotar num caderninho e levar consigo na viagem. Os gregos podem falar muito bem o inglês com você mas isso não quer dizer que os franceses o farão. E sim, o inglês instrumental ajuda e muito!


3- É obrigatório ter um guia para acompanhar ou é possível fazer tudo por conta?
De maneira alguma você é obrigado a ter um guia para poder viajar, muito pelo contrário. Claro que dependendo do lugar, ter um profissional por perto pode ser algo muito interessante mas isso não é regra. Um guia pode ajudar muito sim, mas você também irá conseguir aproveitar muito bem se fizer um bom roteiro e uma boa pesquisa antes de embarcar. Contudo, há países nos quais ter a companhia de um guia local poderá fazer toda a diferença, como no caso do Egito por exemplo.


4- Como é feito a troca de dinheiro?
Você poderá trocar ou em banco no Japão mesmo, aeroporto ou no seu destino final, nas famosas casas de câmbio. Em locais turísticos elas estão presentes por toda parte. Particularmente eu sempre troco em banco mesmo, salvo quando fui para Bali que trocamos no aeroporto.


5- No caso se for necessário alugar um carro, eles aceitam qualquer carteira de habilitação ou é preciso fazer algum teste? 
Ah! Essa pergunta é boa e eu recomendo muito que leiam o post que a Fernanda fez recentemente . (Clique AQUI). Você terá que traduzir sua habilitação, processo simples e rápido como a Fernanda mesma  explicou.


6- É melhor fazer a compra de passagens e hospedagem por conta ou contar com uma agência de viagens?
Bem, acredito que isso pode variar muito de perfil para perfil e de oportunidade para oportunidade. Um bom exemplo disso foi a minha primeira viagem para a Europa. Consegui um pacote com um preço incrível que compensou muito mais do que comprar tudo separado. Porém, hoje em dia eu prefiro fazer tudo por conta e ter mais liberdade para montar meu roteiro de acordo com os hotéis que irei escolher. Comprar um pacote muitas vezes pode "engessar" seu roteiro, o que para mim não é muito legal.
Agora viajantes da terceira idade por exemplo poderão se beneficiar e muito com a aquisição de um pacote fechado uma vez que é bem mais prático e não exigirá muitas manobras.
Vou recomendar mais um post da Fernanda! Clique AQUI!


7- Ok, escolhi meu destino, tenho o dinheiro e quero fazer tudo por conta própria! Como devo proceder?
Você pode começar pesquisando preços de passagem aérea e hospedagem.
Basta escolher o que estiver de acordo com o seu orçamento e comprar! Tudo pode ser feito pela internet hoje em dia, mais prático que isso impossível não é verdade?


8- Comprei minha passagem, reservei meu hotel, e agora?
Agora o passo que eu mais gosto: desenvolver o roteiro! Quer coisa mais deliciosa do que fazer uma pré-viagem mental antes de ir finalmente até o seu destino? Hoje em dia você acha tudo na internet! Blogs de viagens com sugestões de roteiros existem aos milhares! Vídeos no YouTube então nem se fala!  Particularmente eu sou das antigas, rs. Gosto de ter guia e mapas em papel impresso mesmo, rs. Sei que isso já é ultrapassado mas é uma opção pessoal.
Recomendo muito também imprimir alguns mapas por via das dúvidas. Você não sabe se irá encontrar acesso à internet rápido onde for, então por precaução nada como ter um mapa físico na mochila.

9- E sobre bagagens? O que devo levar?
Eu falei sobre bagagem de mão neste post AQUI e algumas dicas de como montar sua mala neste post AQUI. Verifique junto a sua companhia área qual é o limite quantidade de mala permitido. Isso varia e muito de empresa para empresa. Um bom exemplo: quando fomos para a Austrália, era permitido somente uma mala de até 22kg pela Korean Airlines. Agora nesta última viagem pela Qatar tivemos a opção de despachar uma bagagem de até 30kg. Então vale a pena dar uma checada antes de mais nada!

10) Vejo fotos de pessoas que viajam para fora do Japão (ou Brasil) e parece ser algo tão surreal!  Tão difícil de fazer!  Como quebrar este paradigma?
Quer uma dica infalível? Compre sua passagem! Imprima e cole na sua geladeira! Isso mesmo, sem pensar muito! Compre que o resto vai acontecer! Essas são palavras de uma pessoa que demorou mais de 10 anos para tomar coragem de finalmente realizar o sonho de viajar. Eu sempre colocava um empecilho, um problema, um dilema na frente. Isso durante muito tempo. Mas depois que você chega nos 30, as perspectivas mudam e muito! Você sente que o tempo está correndo mais rápido do que gostaria e que se não for agora quando será? Cria-se uma ampulheta mental que a cada segundo um pouquinho de areia vai descendo. A vida é feita de escolhas, frase clichê mas que não deixa de ser verdade. Você terá que escolher em algum momento; ou fica onde está ou decide sair. E acima se tudo: não culpe nada nem ninguém por algo não acontecer. Por muito tempo achei que deveria ter me esforçado mais aqui ou ali, mas que isso ou aquilo acabou acontecendo e sendo "injusto" comigo. Não. Nada é injusto e ninguém é vítima. As coisas vão acontecendo do jeito que vamos escolhendo. Claro, imprevistos acontecem aos montes, e bota aos montes nisso! Mas uma hora ou outra você terá que priorizar X ou Y e é nesse momento que seu destino pode ir para o caminho A ou caminho B. Queria ter escolhido melhor antes, viajado mais jovem, isso é fato. Contudo, hoje penso que com a maturidade dos anos consigo aproveitar bem mais do que se fosse há 10, 15 anos atrás. E acima de tudo: o tempo não volta. Então, antes tarde do que nunca! Sempre há tempo para uma nova aventura, uma nova descoberta, um novo aprendizado. Basta querer. Querer de verdade!



Boa viagem!

4 comentários:

  1. Oi Amanda! Adorei o post!
    Isso é uma coisa que anda martelando já faz um bom tempo na minha cabeça, deveria ter feito isso antes, deveria ter viajado mais, o tempo esta passando e ainda não viajei nada. Principalmente por ter voltado ao Brasil, aqui as coisas são mais difíceis, digo, principalmente no lado financeiro, Às vezes acho que deveria ter aproveitado mais enquanto estava aí, acho que seria mais fácil. Maaas, como vc disse, nós fazemos nossas escolhas e às vezes nem tudo acontece como planejamos, e a vida segue caminhos diferentes. Mas ainda sonho alto e espero realizar em breve!
    Beijão meninas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidia querida, tenho certeza que vc irá realizar viagens incríveis ainda! Ai do Brasil mesmo! Vc é inteligente, determinada e vai atrás das coisas! Não se preocupe que tudo tem sua hora! Nunca deixe de sonhar! Tenho certeza que em breve verei fotos lindas de você mundo afora!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Incrível esse post!!!
    Com certeza vai ajudar muitas pessoas que têm esse sonho de viajar mas vive com certos receios na cabeça (eu sou uma dessas pessoas)...
    O item número 10 tocou o meu coração, caiu como uma luva!!!
    Muito obrigada por nos trazer essas informações e nos mostrar que nada é impossível pra quem realmente quer.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Esse é o nosso papel!
    Incentivar as pessoas à sair e ver o mundo!!
    Muito bom o post!! e obrigada pelas indicações!!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!