segunda-feira, 16 de junho de 2014

Gente nutritiva

O impacto das nossas atitudes sobre quem nos cercam


Dia desses estava ouvindo novamente o podcast do Luciano Pires e lendo um de seus textos  sobre pessoas nutritivas. 

"Você já encontrou gente assim? Nutritiva? Perto da qual gostamos de estar?

Alguns têm inteligência ou cultura acima da média, nos extasiando com seu saber. Outros são simples, com a cultura da vida, nos conquistando pela autenticidade e experiência.

Essas pessoas têm algo em comum: compartilham seu saber. São pessoas que nos dão energia. Estar com elas é como estar num time de craques: você acaba jogando bem. Essas pessoas têm brilho nos olhos e entusiasmo na voz…

Pois eu acho que todo mundo devia ser assim: nu-tri-ti-vo.

Nas palestras que faço nas universidades, bato sempre numa tecla: você que entra no mercado agora, repare nas pessoas que você terá como referência em sua carreira profissional. Se essas pessoas forem qualquer coisa menos que nutritivas, mude de área, de empresa, de cidade… Saia de perto. Referências desnutritivas são a pior coisa que podemos ter. Elas nos empurram para baixo, limitam, emburrecem. Sugam a motivação das pessoas.
Agora, pare e pense: você conhece gente assim? DESnutritiva?

Ser nutritivo é questão de opção. Não tem que ser gênio ou artista. Nem ter habilidade especial. Só é preciso ter CONSCIÊNCIA do impacto de nossas atitudes sobre as pessoas que nos cercam. "

Pois é, o que será que acontece que acabam tornando as pessoas DESnutritivas? Sabe aquele vizinho que você não tem nem vontade de conversar pois já conhece o mal humor do indivíduo? Ou aquela colega de fábrica que só reclama da vida o dia todo?! Ou simplesmente aquela pessoa que só quer falar dela mesma e nem ao menos se importa em saber se você está bem? 

Você conhece gente assim?

Em um outro texto, vi uma pequena comparação entre pessoas "nutritivas" X pessoas "sugadoras":

"Gente "nutritiva" é fácil de reconhecer:
São independentes. Cuidam de si, assumem suas próprias necessidades. Evitam descarregar seus problemas nos outros. Procuram ganhar seu próprio dinheiro através de seu esforço e dedicação.
São pessoas generosas. Dão os bens que não vão mais utilizar, cooperam com as obras de cunho social. Estão sempre se renovando e possuem a mente aberta para as novidades.
Confiantes em si. Otimistas. Em todos os acontecimentos olham o lado positivo. Nunca fazem drama de nada muito menos se sentem vítimas do acaso.
Respeitosas. Nunca invadem o espaço de ninguém. Aceitam os outros como são sem desejar muda-los.
São bons ouvintes. Perguntam sobre você. Gostam de conhecer melhor quem está ao seu redor. Não tratam com desdém o que não gostam. Aplaudem de pé a vitória alheia e buscam elogiar sempre a conquista de um amigo querido.


Já as "sugadoras" sempre se sentem vítimas. Sofredoras. Quando lhes acontece uma coisa boa, ficam logo esperando uma coisa ruim. Culpam o governo, a sociedade, as pessoas por suas dificuldades.
Dependentes. Nunca fazem nada sozinhas. Acham tudo difícil. Sentem-se incapazes de mudar sua realidade.
Indecisas ao extremo, não tomam atitude alguma com medo de falhar ou receio de ser julgado pelos outros.
Depressivas. Jamais falam do que já têm, só do que ainda lhes falta. Estão sempre querendo atenção especial das pessoas e revoltam-se quando não são atendidas.
Inseguras. Apegam-se a tudo e a todos. Têm medo das mudanças, do novo e do futuro. Por serem ansiosas e dramáticas, preferem ver o lado pessimista dos fatos.
Se um amigo conseguiu alguma coisa, logo procura colocar um defeito. Nunca comemora a vitória alheia. Se faz de indiferente perante a felicidade dos outros. 
Só fala de si, da sua vida, de seus problema. Acha que o mundo gira ao seu redor, que todos estão olhando somente para ele. "


Creio que todos nós vez ou outra balançamos entre um lado e outro. Não é todo dia que acordamos com a disposição de mudar o mundo. Contudo, vale a pena se policiar e tentar buscar sempre melhorar. E acima se tudo, se desapegar de gente DESnutritiva.
A vida é muito curta para nos prendermos ao que não nos faz bem!

Boa semana à todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!