domingo, 29 de junho de 2014

Diário de Viagem Entrevista - A exótica Myanmar!






























A beleza birmanesa!

Hoje vamos começar nossa entrevista diferente! Vou deixar que nossa convidada apresente-se e conte um pouquinho sobre ela! Vamos lá?

"Olá!  Meu nome é Kenia Kosuda, tenho 30 anos e estou no Japão há 11. Vim pra cá com minha irmã gêmea e minha irmã mais velha com o objetivo de permanecer por 2 anos. Trabalhar e voltar para nosso país, este era nosso plano inicial; mas o tempo foi passando e decididamente por enquanto não quero mais ir embora, rs! 
Trabalho numa fábrica de auto-peças e sempre morei na região de Aichi.  Primeiro em Okazaki agora em Chiryu-shi. Meu namorado Fábio mora comigo e é meu maior companheiro de viagens. 
Sou de São Paulo, de uma cidade pequena chamada Itapevi. Quando estava no Brasil nunca viajei para muito longe, no máximo uma praia. Mas lembro-me que quando era criança meus pais sempre nos levavam para passear. Íamos à zoológico, parques, cinemas, etc.,  mesmo com a dificuldade de ter 5 filhas para sustentar,  meu pai e minha mãe sempre se preocupavam em nos proporcionar momentos de lazer e alegria. 
Como toda boa ariana tenho aquilo de não aguentar ficar parada! Tenho que estar em constante movimento! Ultimamente este "movimento" se resume à planejamento de viagens. 
Só fico em casa se estiver doente ou em dias de chuva, rs. Detesto a idéia de não ter nada para fazer pois sou muito agitada e gosto sempre de aprender coisas novas. Amante da natureza, adoro estar como uma amiga diz "no meio do mato", rs. Quem me conhece sabe que se não estou em casa estou nas montanhas, acampando ou fazendo trilha!
Acredito que todos tem um objetivo na vida. Não critico os outros e entendo aqueles que não entendem a minha necessidade de viajar, de conhecer o mundo. Mas na minha opinião não há coisa mais bela do que você ver com seus próprios olhos o que antes você só tinha visto na tv, nos livros, na revista.
Não tem como explicar tal sensação! É algo único e incrível!" 




Clube da Nécessaire   Kenia, quando foi que você começou a viajar aqui no Japão? Foi logo que você chegou ou demorou um tempo? O que te motivou a querer conhecer outros lugares?
Kenia  Bom, desde que cheguei no Japão sempre procurei conhecer os lugares por aqui mesmo; aproveitava todos os nossos feriados para viajar para Tóquio, Kobe, Kyoto, Osaka, etc., mas viajar para outro país foi só em 2007 quando fomos para a Tailândia. Nesta viagem fomos eu, minha irmã e um amigo.
Retornei em 2009 com uma turma de amigos, mas foi em 2012 que o tal "mosquitinho" me infectou de vez!
Fomos ao Brasil e decidimos aproveitar para conhecer a Patagônia e o Peru. Depois disso não conseguimos  mais parar, rs!
Não sei te dizer ao certo o que me motivou a querer conhecer outros lugares. De repente me vi querendo conhecer o mundo e quando vi que não era impossivel a vontade só cresceu mais e mais. 

Kenia e o namorado na Patagonia

Clube da Nécessaire  Você costuma viajar pelo Japão também pelo que acompanho no seu Instagram. Quais os lugares que você foi e que considera inesquecíveis? Que recomendaria para um amigo sem sombra de dúvidas?
Kenia O Japão tem lugares lindíssimos, fica difícil escolher um só rs! 
Eu sou uma amante da natureza então montanhas são os meus lugares favoritos e chegar ao topo delas é sempre algo inesquecível!
Acho que Kyoto é um lugar que todos deveriam conhecer considero que seja  uma junção do antigo e do novo no mesmo lugar, cheio de templos belíssimos! Com certeza vale a visita!

 
Passeios pelo Japão
Clube da Nécessaire  Para quais lugares fora do Japão você já viajou? E quais foram os que mais te marcaram?
Kenia Vamos lá!
Patagônia, Argentina, Peru, Noruega, Dinamarca, Tailândia, Myanmar, Camboja, Laos e Vietnã.
Meu top 3 seria:
Patagônia na Argentina, Noruega e Tailândia.
São lugares que com toda a certeza voltarei mais vezes!

Na Noruega

Clube da Nécessaire  O Rodrigo do Chega de Fábrica comentou na entrevista dele sobre a questão do preconceito que ainda existe entre os brasileiros que moram no Japão sobre a questão "viagem". Do tipo que você chega e comenta com alguém que está indo para a China por exemplo e a pessoa já fala um "Tá rica hein?". Ou "Dá onde você tira dinheiro para "gastar" assim?". Eu já ouvi coisas assim também. Gostaria de saber de você! Já aconteceu com você passar alguma situação semelhante à essa?
Kenia Acho que isso nunca vai deixar de existir né?!
Já ouvi muita coisa desse tipo também, rs! Mas procuro não dar bola, acho que enquanto a pessoa não viaja ela não sai desse mundinho fechado dela e continua acreditando que viagem é coisa pra gente rica. Porém enquanto ela gasta seu dinheiro com eletrônicos, roupas de marca, carro do ano e afins eu vou juntando minhas moedinhas para o próximo destino, rs. Vai de cada um.
Fora esses comentários que você citou, uma vez um senhor que trabalha comigo chegou em mim e disse que eu tinha que "parar com isso de querer ficar viajando e pensar no meu futuro". Que eu deveria casar, trabalhar mais pra comprar minha casa, formar uma família com filhos e depois que meus filhos estivessem criados eu poderia viajar tranquilamente, rs!
Cada um tem um pensamento e dificilmente conseguiremos mudar a idéia das pessoas sobre isso.

Clube da Nécessaire  Como que você começa a planejar uma viagem? Como que você decide para onde vai? Tem uma lista já feita? Hotéis, passagens, você vê tudo por conta?
Kenia A gente começa a planejar nossas viagens pesquisando sobre os lugares, preço dos vôos, hotéis, etc. 
Para termos uma base de quanto vamos gastar e se está no nosso orçamento. Geralmente quem decide para onde vamos é o nosso bolso, rs!
Bom eu tenho uma lista enormeeeeee de lugares para os quais quero muito ir mas por enquanto estamos focados aqui na Ásia e alguns lugares da África. Nós sempre procuramos pesquisar sobre os locais que queremos ir e fazemos tudo por conta tanto a compra da passagem como a reserva de hotéis, sempre de olho nas promoções!

Na Tailândia
Tailândia

Clube da Nécessaire  Sobre a sua viagem à Myanmar, como que surgiu a vontade de conhecer o local? 
Kenia Por incrível que pareça,  até maio de 2013 eu não fazia idéia da existência de Myanmar! Foi por meio de uma amiga que estava planejando ir para lá que fiquei conhecendo! E de tanto ela falar acabei me empolgando e comecei a pesquisar!
Nos templos em Myanmar

Clube da Nécessaire  Qual foi a sensação assim que você chegou lá? Superou suas expectativas? Ou foi algo totalmente fora do que você imaginava?
Kenia Eu estava um pouco apreensiva por seu um dos países mais fechados do mundo.
 Apesar de tanta pesquisa não sabíamos o que nos esperava por lá, mas correu tudo bem!


Clube da Nécessaire  Myanmar apresenta grande diversidade étnica. Como foi o seu contato com a população? O que você achou do povo? São hospitaleiros?

Kenia Assim como toda Ásia o povo de Myanmar é um muito simpático e estão se acostumando com a presença de estrangeiros por lá que ainda é pouca, pois o país abriu suas portas para o turismo há pouco tempo.


Clube da Nécessaire  Quais lugares você conheceu por lá? Quais mais te marcaram?
Kenia Conheci as cidades de Yangon, Mandalay, Bagan e Nyaungshwe onde fica o famoso rio Inle lake.


Yangon

Mandalay

Rio Inle Lake

Monges por todo lado


Gostei muito de Bagan! É uma cidade pequena, cheia de templos por todos os lugares. Encantadora, é onde se pode fazer um passeio de balão e observar a cidade toda!

Passeio de balão em Bagan

Clube da Nécessaire  Eu não faço idéia da gastronomia de Myanmar! Me conte um pouco sobre o que vocês comeram por lá!!
Kenia Para falar a verdade eu não me arrisquei a comer nada de diferente por lá, até porque dependendo do lugar aonde você estiver dificilmente vai achar um restaurante. Há muitas pessoas com suas panelinhas sentadas pela calçada vendendo suas comidas, dentre elas sopas, arroz, frango e verduras.
Nós optamos sempre por restaurante chinês .Comemos muito arroz com verduras, os famosos fried rice. Há também alguns restaurantes de comida tailandesa.

Clube da Nécessaire  Costumes diferentes! Teve algo que você estranhou? Algum costume que observou quando estava lá e achou bem peculiar?
Kenia Uma coisa que você vai notar assim que chegar em Myanmar são as ruas. Em qualquer lugar que você estiver vai encontrar manchas vermelhas pelo chão! Não se preocupe pois não é sangue, rs! A  população tem o costume de mascar uma folha o dia todo e depois eles a cospem, deixando as ruas todas vermelhas e o sorriso deles também, rs!

Você também pode observar muitos deles com a bochechas pintadas com uma pasta chamada thanaka que serve para embelezar e proteger do sol. A pasta é feita de pequenos galhos de uma árvore ralados e misturado com água.

A thanaka no rosto da população local


Clube da Nécessaire  Qual é o seu próximo destino?
Kenia Hum...O próximo destino ainda não está definido, são tantos lugares! A vontade que tenho mesmo é de pegar a mochila e sair mundo afora! Não importa para onde! 


Kenia querida muito obrigada por seu carinho e atenção! Amei te conhecer mais! 

Espero nos encontrarmos em breve!


Um beijo,





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!