segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Diário de Viagem - Bélgica




Bruxelas - Um local surpreendente!


Nossa, faz tempo que não faço um Diário de Viagem por aqui né?! E não é por falta de vontade! Adoro ler as experiências de outras pessoas, até mesmo quando é sobre locais que não pretendo visitar mas que quando acompanho o relato, acabo viajando junto e me apaixonando?! Isso acontece com vocês também?!
Queria tanto dar continuidade ao nosso roteiro por Paris que falei AQUI, mas recentemente assistindo A Maravilhosa Cozinha de Jack me bateu uma saudade no peito tão grande, mas tão grande deste lugar especial, que resolvi falar sobre ele hoje! 
Antes de mais nada peço desculpas pela qualidade tosca das fotos; na época que viajei nem tinha me tocado que seria essencial ter em mãos uma câmera no mínimo decente, rs! Fui com uma velha de guerra de anos e o resultado não poderia ter sido pior, mas enfim! rs!
Pegamos o trem cedinho em Paris rumo à Bruxelas. Em Paris a temperatura devia estar em torno de uns 6, 7 graus?! "Fresquinho" rs!
Trem para Bruxelas
Mas chegando em Bruxelas! Que frio era aquele meu Deus??! Nossa é outro país mesmo! Enquanto que na França estava aquela sensação térmica de "fresquinho" na Bélgica parecia que estávamos num freezer! rs! Vi que a temperatura era de 3 graus! Parecia menos... hehehe!

Chegada em Bruxelas!
A primeira impressão foi "estranha". Estação vazia, limpa, bem organizada, mas quase deserta para uma capital de país. Será que tínhamos chegado mesmo?!rs!
Num primeiro instante ficamos meio perdidos. Eu não tinha feito um roteiro certo na verdade, era a nossa primeira viagem para a Europa, então fui meio despreparada. Estava tão maravilhada com tudo que via que até uma simples rua era mágica para mim.
O primeiro local que fomos conhecer é um dos mais famosos da cidade, o Átomo
Pegamos um trem da estação de Bruxelas mesmo e fomos rumo à um dos cartões postais belga!


O Atomium é uma construção muito recente, datada de 1958. Foi feita para a Expo 58, a primeira grande exposição mundial pós Segunda Grande Guerra. Possui 103 metros de altura e cada esfera está interligada por escadas no seu interior. É possível subir mas como estávamos sem tempo, ficamos só com a vista externa mesmo.
Após o Átomo fomos conhecer a Mini-Europa que fica bem pertinho de onde estávamos!


Pagamos 12 Euros e "viajamos" por mais de 80 "mini" capitais do mundo! rs! Fofo! É uma passeio para a família toda! Aliás, um dos meus objetivos quando tiver filhos e levá-los para conhecer a Bélgica! 
Após dar uma "volta ao mundo" em duas horas, fomos comer alguma coisa pois a fome já estava batendo há algum tempo. Escolhemos um restaurante próximo dali mesmo e finalmente provamos a cozinha belga!

Nosso almoço
Bruxelas é conhecida por três coisas: cerveja, waffle e batata frita. E nós já tínhamos decido que não poderíamos ir embora sem provar estas três maravilhas. Começamos então pela batata! Aliás! Tudo vai batata por lá! rs! 
O sabor da comida é delicioso, eu não lembro o nome deste prato que provamos mas recordo-me até agora do sabor! A batata tem um gosto excepcional! Diferente de tudo que já provamos até então!
Saímos da região do Átomo e fomos conhecer outro famoso cartão postal da cidade, o Manneken Pis!


É uma pequena escultura de bronze de um menino fazendo xixi. A original foi construída em 1618 e está guardada na Maison du Roi. Pode parecer sem graça, mas o que tinha de gente tirando foto do menino não era brincadeira!! rs!
Ao redor da estátua tem diversas lojas de chocolates e de WAFFLES! Sim! Sim!Sim! Hora de fazer um check na nossa lista!



Gente é surreal! É muito bom, nossa não temo como explicar! Um sabor único! A massa é leve, macia, deliciosa! Existem dezenas de opções de recheio, optamos por Nutella e Chocolate com Morango! 
E os chocolates?! Como resistir?


Foi bem complicado, mas seguimos em frente! rs!
Nossa próxima parada foi numa das cervejarias mais tradicionais da região, a Le Cirio, inaugurada em 1886! 


A decoração interna é igual desde o dia da inauguração, ou seja, fizemos uma viagem no tempo! 
O ambiente é lindo, não tem como não se apaixonar!



Eu não entendo nada de cerveja, pedimos sugestões para o garçom e ele me indicou a da foto acima! E que delícia!!!! Aliás, os belgas são muito simpáticos!!! 
Após esta breve parada fomos conhecer um dos lugares mais especiais que já fui em toda minha vida! O Grand Place!


Estávamos andando meio que sem rumo, conhecendo a cidade aos poucos, nem tínhamos como objetivo chegar até um dos mais belos conjuntos de edificações da Europa. Eu lembro que pegamos uma rua pequena e de repente viramos a esquina e caímos no Grand Place! Neste momento meus olhos encheram de lágrimas! Senti que realmente estava na Europa! Que aquilo tudo era real! Impossível não deixar lágrimas caírem quando realizamos um sonho tão antigo!
O Grand Place possui prédios datadas dos séculos 15 até o 18. Os estilos arquitetônicos variam entre o gótico, barroco, neogótico e clássico, e desde 1998 o local é Patrimônio Mundial da UNESCO!
Sequei minha lágrimas de emoção e fomos conhecer o lugar mais aconchegante de toda a viagem: o Place Sainte-Catherine!


Trata-se de uma "quermesse" belga! rs! Lá você encontra todo tipo de comida que possa imaginar, além de roupas, artigos para decoração, bebidas, cosméticos, etc.
Claro que não resistimos ao famoso crepe!

Detalhe para a Nutella de 5kg!
Eu experimentei um crepe salgado e estava delicioso!


Deu vontade de comer tudo o que eu via pela frente! Olhem os chocolates por aquilo:


E os  macarons?!


Uma vista de Bruxelas de dentro da roda gigante que tinha na praça!

É muito linda! O local é muito gostoso, dá para ficar horas e horas só olhando!


E infelizmente nosso dia mágico em Bruxelas terminou aqui! Foi intenso, corrido, mas acima de tudo, mágico! Que cidade linda!!!

Se você planeja ir à Europa não deixe de colocar Bruxelas no seu roteiro! Vale muito a pena!!!

Saudades!!!!!


5 comentários:

  1. Oiee, boa noite!!! Que magica sua viagem, emocionante mesmo!! Eu ficaria louca nessa quermesse, e esses chocolates. Que cidade lindaa!!! As fotos estão ótimas. Deu vontade de viajar também! Grande beijo e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh que fotos LINDAS! Parece ser lindissima a cidade mesmo! deu vontade de conhecer!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda!
    Adoro os posts de diário de viagem! Faça sempre! rs
    Adorei a arquitetura da cidade, as construções antigas, parece mágico. Com certeza quando tiver oportunidade de ir a Europa quero passar por lá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola,
    Que pena que so agora cheguei a seu blog, senao teria a ajudado a encontrar outras belezas aqui na Bélgica. Resido aqui ha 7 anos....amo este Pais que um dia cheguei a odiar....e o frio, ah...com este vc tbm se acostuma e aprende a ver tbm sua beleza !

    Parece que so conheceu Bruxelas/Bélgica...e entao perdeu td a beleza de Brugge, Gent....entre outras tantas cidades deslumbrantes deste pais....quem sabe na proxima viagem ??

    Eu resido na cidade de Gent (este nme é holandes)....é a parte flamenca da Bélgica...conhecida tbm como a Veneza Bélgica....busque no google e veras que maravilha de cidade !!

    abçs,
    Gislene

    ResponderExcluir
  5. Lindo demais Amanda!! Já coloquei na minha lista!!
    e os doces então?? q tentação!!

    bjss

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!