quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Quer emagrecer? Busca mais saúde? Conheça os benefícios do farelo de trigo!



Um importante aliado

Praticamente todas as dietas da atualidade mencionam o tal "farelo de trigo" mas particularmente eu nunca havia pesquisado mais a fundo sobre este "milagroso" ingrediente.
Quem mora no Japão sabe da dificuldade para encontrar alimentos saudáveis por aqui. Enquanto que no Brasil, EUA, Europa você tem um milhão de opções de pães integrais, cereais, iogurtes e tudo mais, aqui temos que ficar "caçando"  componentes para inserir na nossa rotina diária. E isso não é tarefa fácil nem muito barata, diga-se de passagem.


O farelo de trigo nada mais é do que um  produto resultante do processamento do grão de trigo para obtenção da farinha de trigo comum. Ele é constituído por fibras insolúveis que não são quebradas no processo de digestão, melhorando o trabalho  intestinal e a eliminação de toxinas do nosso corpo. E para quem quer emagrecer o farelo de trigo é um grande aliado pois possui a capacidade de absorver líquidos e consequentemente promover a sensação de saciedade por mais tempo.
Além disso,  o periódico científico Journal of Nutrition, da Sociedade Americana de Nutrição, apresentou um artigo no qual aponta que o farelo de trigo é capaz  de reduzir o risco para o câncer de intestino, sendo mais um dos vários benefícios deste componente.
E os benefícios do uso diário de fibras não para por ai! Estudos apontam que uma dieta rica em fibras auxilia na prevenção do câncer de mama. Segundo o endocrinologista David Rose, do Instituto Haylor Dan,
 “Em populações onde o consumo de fibras é elevado, o número de mulheres com câncer de mama é mais baixo”, conta Rose. “Por isso, resolvi realizar experiências com fêmeas doentes de ratos, suplementando sua dieta com farelo de trigo. De fato, isso retarda o crescimento do tumor.”
Pessoas com doenças cardiovasculares tambem podem se beneficiar. Um estudo realizado na Universidade de Leiden, na Holanda, em 1982, mostrou que o índice de mortalidade por doenças cardiovasculares é quatro vezes menor entre homens cuja dieta é rica em fibras.

Já a dica para quem pratica atividade física é excelente! Na matéria "31 alimentos ideais para emagrecer e melhorar a saúde"  da Exame é citado:
"A betaína presente no farelo de trigo contribui para o funcionamento celular e evita a desidratação, conforme descobriram pesquisadores do The College of New Jersey (EUA). Isso significa conseguir treinar mais intensamente, por mais tempo."

Vale a pena inserir no dia a dia não acham?

Contudo, é de suma importância ressaltar que para se beneficiar das maravilhas do farelo de trigo é necessário aumentar o consumo de água  também para que não ocorra o efeito reverso.

Resumindo:

  • Ajuda a regularizar as funções intestinais
  • Previne a prisão de ventre
  • Previne o surgimento de inflamações gastrointestinais;
  • É um grande aliado nas  dietas de emagrecimento;
  • Reduz os níveis de colesterol e açúcar no sangue;
  • Previne o surgimento de doenças crônicas;
No Brasil você encontra com muita facilidade em supermercados. Já para quem mora no Japão busque por "小麦ふすま". 

O meu comprei pelo Rakuten mesmo onde você encontra uma infinidade de opções! Creio que deva ser fácil achar em mercados também, principalmente quem mora em grandes centros.



E vocês? Já fazem uso do farelo de trigo? O que acham?

Um beijo,



Fontes:

9 comentários:

  1. oi amanda! interessante esse farelo de trigo! eu nw conhecia... vou inclui-lo na minha dieta! sou vegetariana e gosto muito de alimentos naturais. linhaça, semente de chia e quinua eu consumo todos os dias! procuro ter uma alimentação saudavel com pouca gordura açucar e sodio... confesso que nw eh facil principalmente p/ quem mora no Japão, a falta de tempo, cozinhar todos os dias e a dificuldade de achar alimentos saudaveis si tornam um grande problema mas.... os beneficios são incriveis e vale a pena o esforço! outro dia eu vi que vc postou no instagram fotos com produtos da the balm e escreveu: finalmente the balm no Japão! onde eh a loja? da p/ comprar online? um grande beijo amanda! ate o proximo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia! Que interessante que vc é vegetariana! Opções de alimentos naturais são muito mais do que bem vindos né?! Também busco reduzir ao máximo sódio, açucar refinado e farinha branca!
      Olha até onde eu sei The Balm só em grandes centros como Tokyo e Osaka por enquanto :(
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu nunca usei e tb não conhecia seus benefícios
    Aqui tb deve ser bem difíicil de encontrar rs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dea, realmente não sei dizer se na Tailândia acha fácil algumas variedades de cereais e tudo mais :(

      Excluir
  3. Adoro essas dicas de beleza interna do blog! Parabéns!
    Eu sempre me pergunto o motivo por der tão difícil de encontrar esses tipos de produtos no Japão?

    ResponderExcluir
  4. Adoro seus posts!!! Sempre acrescentando coisas na minha vida! Eu já comia cereais todos os dias de manhã, mas farelo de trigo nunca comi! Vou experimentar! Obrigada pelas dicas! Bjooos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou atrás desse farelo de aveia e farelo de trigo há um tempo mas não encontro em minha cidade. Será que vc conseguiria me enviar? Se sim, meu e mail para contato : jessicadmb@hotmail.com


    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Meninas, vocês conhecem alguém que já colocou silicone aqui no Japão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Silvia já fez um post a respeito vc já viu?!
      http://clubedanecessaire.blogspot.jp/2012/04/cirurgia-plastica-vale-pena.html

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!