segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cuidados pós-sol - Você tem?

Cuidados pós-sol: fundamental para uma pele bonita!

Acho que já comentei aqui no blog em algum post sobre uma amiga minha que adorava aplicar aquele "óleo paixão" pelo corpo todo e torrar no sol! Protetor solar era evitado já que a idéia era pegar uma "cor bonita"!rs! Hoje em dia a preocupação com os danos causados pelo sol tornou-se mais comum, podemos notar que o número de pessoas que buscam cuidar melhor da pele aumentou consideravelmente graças principalmente à difusão da informação através de mídias como televisão e internet. Contudo, ainda encontramos fácil nas praias pessoas que dispensam proteção ou mesmo mães que deixam os filhos expostos à radiação solar o dia todo. Comumente, a família vai à praia pela manhã, aplica o protetor nas crianças e só volta a retocar no período da tarde. Toda criança precisa de banho de sol, isso é fato. Mas isso não pode ser feito em qualquer horário, muito menos, o dia todo. Como sabemos, o sol ideal é o da manhã, até às 10 horas, ou o da tarde, depois das 16 horas. Os raios solares entre dez da manhã e 16:00 são muito fortes e prejudiciais.
No Brasil, o câncer mais comum é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados no país. A principal causa é a radiação ultra-violeta natural, proveniente do sol. Um simples dia na praia pode resultar apenas em efeitos como queimaduras e insolação, mas efeitos crônicos como manchas, foto-envelhecimento e o câncer de pele não podem ser descartados.

Para as mamães

Muitas mamães vão à praia neste verão pela manhã e passam o dia todo, retornando só no fim da tarde. O cuidado tem que ser triplicado com as crianças, cerca de 75% da exposição solar acumulada durante toda a vida ocorre até os 20 anos de idade, sendo fundamental a proteção solar nesta faixa etária.  Algumas dicas importantes!

  • Não use filtro solar em bebês com menos de 6 meses de idade, neste período a pele ainda é muito sensível, mantenha-os longe do sol! 
  • Aplique o filtro solar pelos menos 15 minutos antes de expor a criança ao sol e reaplique pelo menos a cada 2 horas, tendo cuidado redobrado se ela entrar muitas vezes na água
  • Mesmo nos dias nublados, protetor é fundamental
  • A luz refletida da areia, concreto e água é um perigo! 
  • Proteja a criança se possível com boné ou chapéu
  • Ensine a importância do filtro solar à criança! O importante é concientizá-la desde cedo!

Creio que o ideal seria não expor a criança por tempo prolongado ao sol, mas se o churrasco com os amigos no domingão for imperdível, o ideal é a reaplicação do protetor de hora em hora.

Dicas gerais

Além da falha na proteção, outro erro que vemos bastante é quanto à questão do tratamento pós sol. Muitas pessoas "torram" literalmente a pele, começam a descascar alguns dias depois e tornam a se expor ao sol. 
Se você está descascando é por dois motivos basicamente: falta de proteção adequada e exposição excessiva entre 10 e 16 horas. É neste período que os raios ultravioletas B atacam e queimam a pele. Se você está "trocando de pele" evite ao máximo tomar sol e jamais remova as pelinhas que estão se soltando. 
E ressaltando novamente, nunca queime novamente a região que acabou de descascar. Se você está nesta fase, proteja-se o máximo que puder do sol, pois a pele descascada está mais fina e muito mais sensível. O dano causado será muito maior do que o normal, podendo ter efeitos irreversíveis como manchas e envelhecimento precoce da pele.
Outras dicas importantes:
  • Use um óculos de sol de QUALIDADE! Aquele que vende no R$1,99, camelô ou de 100 yen, não vai proteger e pode ainda prejudicar sua visão pois dilatam a pupila, deixando o olho ainda mais exposto! Sem falar os falsificados que vemos por ai! Melhor investir num produto que vai durar muito e que realmente trará benefícios reais para sua saúde. 
  • Não é porque você passa um filtro solar fator 30 que você pode ficar uma hora a mais no sol do que sua amiga que usou o fator 15. Filtros com FPS fator 15 protegem 95% contra os raios ultra violetas, enquanto que os de fator 30 protegem 97%. Ou seja, diferença mínima, cuidado igual. 
  • Não dispense chapéu, boné e guarda-sol
Alguns produtos que estou usando bastante este ano:





Loção de Calamina
  • Promove alívio após a exposição solar
  • Recupera a hidratação da pele
  • Alivia os efeitos do sol na pele
Não é recomendado aplicar em crianças com menos de 2 anos de idade e em pessoas que possuem alergia aos componentes do produto .





Loções pós sol com aloe na composição


Hidratantes

Água Termal

Da última vez que fui à praia deu uma leve "descascada" só em um braço, mas mesmo assim preferi abrir um espaço de tempo para tomar sol novamente. Os cuidados pós sol foram fundamentais para a pele não ter ficado tão vermelha e irritada, graças a Deus. 
Vale lembrar que é bom usar hidratantes potentes nesta fase, o de chocolate da The Body Shop é indicado para pele seca e extra-seca, ou seja, para mim foi o ideal. 

E vocês meninas, costumar ter cuidados pós-sol?
E para as mamães: vocês costumam ter cuidados especiais com os filhos na praia/piscina?

13 comentários:

  1. Oi, Amanda!
    Acho que vc deu bem o recado... Os cuidados não se restringem ao pós sol, mas sim, antes, durante e depois do sol. Torrar em nome de um ultra bronzeado, sem observar a importância da saúde da pele está cada vez mais em alta. Outro ponto máximo que vc tocou é a questão do óculos de sol, dos que realmente protegem ao invés de prejudicar ainda mais a visão.
    Eu só não consegui experimentar água termal, já ouvi maravilhas!!!
    Ah, e com os meus filhinhos o cuidado é redobrado, para não acabar um dia perfeito no pronto socorro, por exemplo(aconteceu com uma vizinha doida que eu tenho...achou que o guarda-sol ia fazer o serviço completo!)
    Bjinhoooo, e um excelente restinho de domingo. Tenha uma semana abençoada, e produtiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, obrigada por seu comentário! Concordo, com as crianças o cuidado tem que ser redobrado mesmo!!

      Um super beijo!

      Excluir
  2. Está de parabéns pelo post, pois informação é tudo. Hoje está bem melhor informado sobre a exposição excessiva ao sol, o problema que na minha época não havia conscientização para isso, eu não sabia o que era protetor solar, não havia tanto assim, ou eram caros demais, para queimar melhor, ou achavam que estava protegendo, toda a família passava óleo mineral, isso era um perigo, é você se fritar realmente no sol, depois que tive pequenas queimaduras de 1º grau na pele, a família teve mais cuidado, depois passavam pasta d'água outro perigo maior ainda. Hoje se tem informação, tem campanhas, publicidade para se ter mais cuidado, mas antes isso não existia mesmo, eram queimaduras e mais queimaduras. Infelizmente isso hoje acontece, mas não é por falta de informação, pois está sendo bem propagado, mas isto em grande centros urbanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!
      Muito obrigada!!! Já vi casos até de gente passando misturas doidas com mel e outras coisas para "torrar" no sol menina, um verdadeiro perigo!!!!!

      Um super beijo!!!

      Excluir
  3. Oi Amanda esse assunto aqui no Brasil tem de ser mostrado várias vezes, as meninas torram literalmente e não se cuidam. Tenho como exemplo minhas amigas e tento fazer o que você fez comigo, ensinar que se no dia a dia temos que usar protetor, hidratante e outros itens para proteger e cuidar da pele, quiçá durante e depois da exposição ao sol. Uso alguns produtos como hidratantes que refrescam como os da Natura para o verão, a Avon também tem. Costumo me proteger bastante do sol, com bons protetores e boné, guarda-sol e óculos sim!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Lis, aqui no Japão ainda vemos muitos descasos quanto o perigo que o sol pode nos causar sabe. Vira e mexe vamos nas praias e vejo pessoas que levam os filhos e deixam eles expostos ao sol das 8 da manhã até 17:00! Um absurdo na minha opinião, já vi até bebê que não devia ter mais que 6 meses!
      A informação está acessível para todos, mas será que as pessoas se interessam em tê-la de verdade? Fica a questão...

      Excluir
  4. Muito bom esse post,ainda mais que estamos no verão aqui ne.
    Eu sempre tento me proteger ao máximo nesse verão,pois como sou muito branquinha,qualquer solzinho que eu pego já fico vermelha e toda ardida.
    Por isso também tenho meus pós sol,agua thermal,a loção de aloe eu uso o da banana boat,que me salvou varias vezes e de hidratante o de manga da the body shop.
    Achei muito interessante o primeiro o calamina.
    E foi ótimo citarem os óculos de sol pois muita gente acha que comprando esse baratinhos estão protegidos,que nada as vezes acaba prejudicando isso sim.
    Espero que nesse verão todas estejam se protegendo pois o sol está muito forte.
    Bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Pri, é cada absurdo que a gente vê... aqui deu uma moda de óculos falsificado Dior, Chanel, Prada, rs, as pessoas preferem a estética, estarem belas, do que pagar mais caro, mas ter proteção. Há casos de quem prefira ter 10 óculos de 1000 ienes do que 1 bom também sabe, é algo a se refletir...

      Excluir
  5. Amanda querida!!!
    Que tapa na cara!!!
    Sou daquelas que esturricam ao sol, ainda tenho a cara de pau de assumir!!!
    Esse ano ainda nao descasquei, mas quando eu descasco, volto ao sol, pois irresponsavelmente penso que nao vou descascar de novo!!!
    OMG!!! A busca pelo bronzeado perfeito eh muito tentandor para mim!!!
    No comeco do verao quando ainda estou muito desbotada, ate me cuido melhor, evitando a exposicao direta nas horas criticas e usando chapeu. Mas depois... eu relaxo mesmo, e me resta sofrer igual camarao passando na farmacia depois da praia para comprar gel pos-sol!!!
    Mas com certeza suas dicas farao um peso na minha consciencia!!!
    Obrigada por sempre compartilhas suas informacoes conosco!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK, só você mesmo querida!! Nada de torrar certo?? Você já tem a cor do pecado, não precisa mais de sol não menina!!!!!
      Mas falando sério Lucia, o problema que a gente tende a não se preocupar enquanto as consequências não chegam né, deixamos para lamentar depois que o estrago foi feito, ai já é tarde. O quando antes prevenir, melhor na minha opinião.
      Um beijo querida!

      Excluir
  6. Nossa eu também já tive a época de querer torrar no sol, aplicava até oleo bronzeador pra "ajudar"! Kkkk
    No Brasil a pele bronzeada é bonita, sensual e justamente por isso devemos proteger não é mesmo?!
    Aqui no Japão, o padrão de beleza é outro, pele branquinha e sem manchas é o desejo de todas e aí elas acabam se protegendo MESMO, de todas as maneiras possíveis (algumas até nos assustam né), protetor, boné, sombrinhas, luvas...
    Independente de onde estivermos os protetores solar e muitos outros produtos estão aí para serem nossos aliados quando o assunto é proteção, entao só falta cada uma se conscientizar!
    Para o pós sol, uso um gel de aloe vera chamado Sun Bears Lova! Gosto muito pq a pele absorve rapidão, como se sugasse e a pele fica super hidratada!
    Bom verão à todas com proteção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As japonesas exageram, fato né Angel, kkkkk! Cada coisa bizarra que a gente vê, que não dá para acreditar. Mas o resultado tá ai, o Japão é um dos países com mais baixo índice de câncer de pele e isso se deve pela cultura. Nós não temos esta cultura de proteção desde cedo e afins. Não pelo menos quem é da nossa geração. Isso se difundiu de uns 10 anos pra cá, com internet principalmente. Eu mesma comecei a usar protetor religiosamente todo santo dia de uns 5 anos pra cá. É menina, agora é cuidar para não deixar a peteca cair né?! kkkk

      Beijão

      Excluir
  7. Ótimo post Amanda,O Verão daqui do Japão,é terrível,comparado com o do Brasil..todos me falavam isso,e pude ver que é isso ai msm KKKK
    E o estranho é que você sai no Sol um pouquinho no sol,a pele fica vermelha,no Br eu ficava morena kkk achei estranho
    Mais um motivo pra ter que redobrar a proteção na pele!

    Amanda faz um post sobre o que levar na praia,na necessaire! Preciso mt, já preparei a minha 'mala' mas faz tanto tempo que não vou na praia,e aqui no Japão é a primeira vez!

    Obrigada desde ja haha
    beijos

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!